A curetagem é um procedimento realizado pelo ginecologista que serve como tratamento para limpar o útero de restos de um aborto incompleto ou como meio de diagnóstico, neste último caso é chamada decuretagem semiótica.
Normalmente, a curetagem uterina não dói, porém algumas mulheres podem sentir desconforto abdominal nos dias seguintes à realização da curetagem, podendo tomar analgésicos para diminuir a dor.
Como é feita a curetagem
A curetagem uterina é feita através da introdução de uma cureta, um instrumento cirúrgico, pela vagina e com ele é feita uma raspagem das paredes do útero. Ela pode ser feita sob anestesia local, quando é usada como exame de diagnóstico, ou anestesia geral, ou raquianestesia, quando é usada para limpar restos de um aborto.
A recuperação da curetagem é de cerca de 3 dias, devendo a mulher permanecer em repouso para prevenir aparecimento de complicações, que são raras, mas podem surgir sangramentos, infecções uterinas ou formação de uma espécie de cicatriz que leva à adesão das paredes do útero, alterando o ciclo menstrual e diminuindo a fertilidade.
No caso da curetagem ser feita após um aborto, a mulher deve ficar em resguardo, durante pelo menos 1 mês e evitar gravidez nos 6 a 12 meses seguintes. Caso a curetagem tenha sido realizada como exame de diagnóstico, a mulher pode engravidar ao fim do 1º mês.
Foto da curetagem
http://www.tuasaude.com/curetagem/