ODONTOLOGIA X GESTAÇÃO

2. A gravidez afeta a saúde dos dentes? Não, o dito popular “a cada gravidez se perde um dente” não é verdadeiro.
3. Embora a piora da condição de saúde bucal seja frequentemente observada durante a gravidez e logo após o nascimento da criança, a gravidez por si só não provoca problemas nos dentes nem nas gengivas.
4. As alterações hormonais que ocorrem na gravidez só aumentam os sinais de uma inflamação já existente na gengiva.
5. Portanto, se no início da gravidez a gengiva estiver sadia e a limpeza adequada dos dentes for mantida durante este período, a gengiva não ficará inflamada.
6. A gravidez também não enfraquece os dentes, pois o cálcio não é retirado dos dentes da mãe pelo feto.
7. A gestante está mais sujeita a ter cáries porque come com mais frequência, geralmente dando preferência a alimentos que contêm açúcar, como bolachas e doces (mais açúcar para as bactérias produzirem cáries). Além disso, descuida da limpeza dos dentes (acumulando mais bactérias da cárie).
8.  Frutas, legumes, verduras, pães, outros alimentos não açucarados devem ser preferidos pelas gestantes e crianças.
9. Os açúcares devem ser evitados principalmente entre as refeições. A partir do 4º mês de gravidez, começa a se desenvolver o paladar do bebê. Se nesta fase a gestante comer muito açúcar, seu filho tenderá a gostar muito de doces. Deve-se acostumar as crianças com os sabores naturais, e não adoçar os alimentos oferecidos a eles.
10. Amamentação. No aleitamento materno o bebê se esforça para buscar o leite no peito da mãe. Desta forma, o bebê: Mantém a respiração pelo nariz, o que é muito importante para o seu desenvolvimento facial. Utiliza e desenvolve músculos da mastigação que vão ser usados quando aparecerem os dentes. Faz a mandíbula ir para frente e para trás, estimulando o crescimento deste osso e de outros ossos da face.
11. PEGA CORRETA
12. A seta mostra o movimento de ondulação da língua do bebê de diante para trás SUCÇÃO EFICIENTE
13. Limpeza dos dentes A mulher grávida responde mais ativamente à irritação que bactérias causam na sua gengiva. Daí o sangramento gengival ser muito comum na gestante.

14. Quando o sangramento for leve, a grávida deve insistir na escovação onde há o sangramento. Quando for acentuado, deve ir ao dentista para a remoção dos fatores irritantes.

Fonte: http://pt.slideshare.net/julianestivanin/apresentao-gestantes

Deixe um comentário